. Interfaces para sites Web e portais

De forma análoga ao que foi dito anteriormente, a pesquisadora Camila Brandão da PUC-SP, destaca que apesar da importância de qualquer interface comtemplar as necessidades e desejos dos usuários, existem muitos produtos digitais de difícil uso e pouco prazerosos para os usuários, reprsentando uma baixa usabilidade. A referida pesquisadora referencia também os três principais problemas de interfaces mal idealizadas, a saber

  • Ignorância em relação aos usuários: não sabe ao certo quais são as características do usuário da interface e nem o que a mesma deveria ter para deixá-los felizes;
  • O conflito de interesse entre as necessidades dos usuários e as prioridades de construção do produto digital: é comum ter um conflito entre o que pode ser feito, com o tempo disponível, com a equipe contratada e da forma mais fácil;
  • Falta de processo para entender as necessidades dos usuários: nem sempre são estabelecidos processos para realmente entender o que o usuário final da interface precisa.
Como podemos criar sites que sejam agradáveis e fáceis de usar?

Abordaremos duas propostas básicas 

  • Design Thinking: a ideia principal é pensar numa solução utilizando diferentes pontos de vista, de forma colaborativa e coletiva, envolvendo todas as pessoas relacionadas com o projeto, desde os patrocinadores até os usuários finais. E tudo fica melhor se envolver pessoas com vivências e formações diferentes, em equipes multidisciplinares. Assim, teremos diferentes modos de ver os problemas, testando diversas ideias e encontrando possíveis soluções.
  • User Experience (UX): o ponto focal dessa abordagem é como tornar a experiência do usuário da interface mais fácil e útil. Ou seja, focar na usabilidade, com a apresentação do conteúdo disposta de forma lógica, do ponto de vista da experiência do usuário.
Questões de autoaprendizagem

Vamos pensar e praticar...

Vamos supor que você seja ligado no mundo da internet. Nesse caso, talvez seja fácil imaginar uma nova interface para um novo tablet, que acessaria sua série favorita do Netflix (Stranger Things??) ou os vídeos do seu Youtuber preferido (Whindersson Nunes??). Mas vamos tirar você da sua zona de conforto.

Gostaria que você imaginasse uma nova interface do tablet para um público específico, o idoso. Imagine as funcionalidades que esse tablet deveria ter e faça um esboço da tela inicial.

Solução... 

Entendeu que se colocar no lugar do outro, no caso, o usuário, é necessário e deve ser feito com cuidado? Então, você precisa ouvir o usuário, conhecer o perfil da pessoa que irá utilizar, saber onde serão utilizados, conhecer as atividades que as pessoas estão realizando quando interagem com o produto (que pode ser um site) e imaginar como você poderia fazer para otimizar a interação do usuário com o sistema.

Uma proposta de solução seria esta:




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criar um Servidor de Hospedagem Grátis

Princípios de IHC e normas de ergonomia visual

A tecnologia ASP.NET Core